A importância do Canteiro de Obras

20 de Março de 2017
Para o bom andamento de uma obra é preciso seguir alguns passos bastante conhecidos no ramo. Um deles, é a organização e planejamento do Canteiro de Obras, porque é lá que toda a movimentação acontece. Isso é necessário para que não haja desperdício de material, mão de obra ou falhas na execução da obra. Assim, é possível desenvolver o projeto de maneira a evitar incômodos e dores de cabeça.
 
 
Antes de começar, é preciso fazer o planejamento do canteiro e averiguar as instalações necessárias para o bom andamento da obra: banheiros, escritório, almoxarifado, depósitos, dentre outros. É importante delimitar bem cada espaço e garantir o seu funcionamento de maneira adequada, visando evitar atritos e desorganização. 
 
 
Os recursos devem ser estudados e pensados a fim de que não haja gastos absurdos. A escolha dos materiais deve ser feita de acordo com a demanda da obra e pensada de acordo com cada etapa da construção. Fazer uma lista é uma boa opção para evitar gastos extras e compra de materiais que não serão utilizados. A mão de obra deve ser feita por profissionais especializados e capacitados. Esta etapa é importante para o cumprimento dos prazos estabelecidos no cronograma da obra.
 
 
Como em toda área, na construção civil, a segurança é item primordial. Equipamentos de Proteção Individual são imprescindíveis e devem ser fiscalizados por especialistas, de tempos em tempos. Vale ressaltar que a segurança é fundamental para o encaminhamento da obra em todas as etapas, até a sua conclusão. Quando não há preocupações com a segurança, todos trabalham tranquilos e a dedicação é maior.
 
 
O canteiro de obras é o pontapé inicial para o sucesso da obra, independente do porte. Uma boa logística, aliada ao trabalho de bons profissionais são peças-chave para a realização de um projeto sem falhas, com ecoeficiência e ótimos resultados.
  • Estrada Itacolomi, 3005 - São Vicente - Gravataí/RS