Imageamento Elétrico para detectar infiltrações

28 de Março de 2017
A infiltração é um problema recorrente em diversas construções. A entrada de água nas estruturas do concreto pode acarretar em consequências sérias para a edificação como perda de estabilidade e danos à armadura. 
 
Existem no mercado alguns métodos para identificar esse acontecimento, entretanto, não são extremamente eficazes. Como opção para solucionar o problema, pesquisadores norte-americanos desenvolveram uma técnica capaz de rastrear a água responsável pela infiltração no concreto.
 
A tecnologia, denominada Imageamento Elétrico, além de determinar o local onde há infiltração, é capaz de determinar a velocidade de sua movimentação, a quantidade existente no local e como as rachaduras e demais danos estão influenciando o movimento da água.
 
Para isso, eletrodos são distribuídos ao redor da estrutura, seja ela de concreto, lajes, vigas, pilares e, inclusive, em estruturas mais complexas. As correntes elétricas são disparadas por um programa de computador, que mapeia o comportamento e apresenta os resultados.
 
A partir do momento em que a corrente elétrica circula entre os eletrodos, o programa armazena o potencial elétrico. Depois, o conjunto de dados gera uma imagem tridimensional da água no interior do concreto, baseado nas mudanças de condutividade elétrica de cada trajeto mapeado. Os últimos ajustes estão sendo feitos para que a tecnologia se torne comercializável.
 
Quando há infiltração, é necessário contatar um profissional especializado para fazer uma análise da situação. Além de degradar o concreto, ela é capaz de dissolver outros elementos, o que pode acarretar em uma corrosão mais acelerada da estrutura.
  • Estrada Itacolomi, 3005 - São Vicente - Gravataí/RS