Provas de Carga na Construção Civil

23 de Abril de 2017
As fundações na construção civil dão toda a sustentação à obra. A escolha da fundação depende, diretamente, do projeto que será executado. Para determinar a carga de estacas de uma edificação é realizado um ensaio, a Prova de Carga. O procedimento possibilita sanar dúvidas relacionadas a estabilidade de uma estrutura. 
 
As Provas de Carga seguem as normas da ABNT, que salienta que as Fundações devem ser capazes de suportar cargas da superestrutura e transmitir esse carregamento ao solo. A importância deste procedimento é grande porque, além de medir a resistência das fundações e da estrutura de uma obra, serve para avaliar a adequação das mesmas ao projeto. 
 
 
A realização das Provas de Carga permitem uma construção mais segura, com menos riscos e prejuízo. A Prova de Carga pode ser Estática, Dinâmica ou por Ensaios de Integridade PIT-FV. Cada um possui peculiaridades, mesmo tendo o mesmo objetivo: determinar a capacidade de uma carga.
 
Prova de Carga Estática: é a técnica mais tradicional, consiste em aplicar esforços estáticos crescentes à estaca e registrar os deslocamentos correspondentes,
 
Prova de Carga Dinâmica: o carregamento é aplicado dinamicamente através de golpes de um sistema de percussão,
 
Ensaio de Integridade PIT: consiste na colocação de um acelerômetro de alta sensibilidade no topo da estaca, após, são desferidos golpes a mão.
  • Estrada Itacolomi, 3005 - São Vicente - Gravataí/RS